
Revisão do Manual Geral é concluída na língua inglesa
Nesta quarta-feira, 15 de dezembro, foram publicadas revisões e atualizações no Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que agora está completo em inglês, menos de dois anos após seu primeiro lançamento parcial. O Manual Geral, que foi preparado e revisado sob a direção da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos, atualiza e substitui os antigos Manual 1 para presidentes de estaca e bispos, e o Manual 2 para todos os líderes, e será finalizado em outros idiomas em 2022.
Esta é a oitava versão de emendas e acréscimos do manual. As novas revisões e atualizações incluem assuntos que tratam dos membros solteiros, estilos musicais e instrumentos culturalmente diversos, entrevistas, e políticas da Igreja referentes ao uso pessoal da internet e mídia social.
O propósito da revisão do manual “é ajudar cada membro a servir na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de uma maneira mais cristã”, disse Élder Anthony D. Perkins, Setenta Autoridade Geral e diretor executivo do Departamento de Correlação da Igreja. “De várias maneiras, tentamos tornar este livro muito acessível a todos os membros da Igreja, sejam membros novos ou antigos, morem nos Estados Unidos ou no lugar mais distante do planeta”, completou.
Realizadas nos últimos 22 meses, as atualizações do manual estruturaram o conteúdo em torno dos conceitos doutrinários centrais da obra de salvação e exaltação de Deus, criaram conteúdo adaptável a congregações de todos os tamanhos, explicaram o “porquê” de se fazer as coisas na Igreja de acordo com as escrituras, simplificaram o texto, reduziram o número de palavras em mais de 20% e forneceram orientação sobre questões políticas, como o uso de maconha medicinal, vacinação e preconceito.
As vantagens de um manual basicamente digital incluem permitir que os líderes da Igreja façam atualizações com mais facilidade e a um custo menor, usando links para fornecer acesso fácil a outros recursos da Igreja e vídeos instrutivos incorporados, e facilitando a busca de conteúdo. A Igreja lançará atualizações três vezes por ano: em março, julho e novembro ou dezembro. Até o momento, as revisões em outras línguas demoraram cerca de seis meses; atualizações futuras acontecerão simultaneamente em inglês, espanhol, português e francês.
Destaques da atualização de 15 de dezembro de 2021
Capítulo 14 – “Membros solteiros”
Agora inclui o conselho da mensagem da conferência geral de Presidente M. Russell Ballard de abril de 2021, “Esperança em Cristo”. O conteúdo do capítulo é organizado de acordo com a obra de salvação e exaltação, dando ênfase ao fato de que membros solteiros da Igreja são essenciais para a obra. Além disso, a responsabilidade de apoiar os jovens adultos solteiros em uma ala ou ramo agora recai sobre o presidente do quórum de élderes e a presidente da Sociedade de Socorro.
Capítulo 19 — “Música”
Aborda o uso de estilos musicais e instrumentos culturalmente diversos, diferentes do piano e órgão. “A música sacra escrita ou cantada em estilos musicais culturalmente diversos pode ajudar as congregações”, diz o texto atualizado. “Os líderes de música e líderes do sacerdócio podem incluir uma variedade de estilos musicais adequados que agradem a membros de várias origens”.
Capítulo 28 — “Ordenanças do templo para os antepassados”
Fornece diretrizes sobre nomes a serem enviados para as ordenanças do templo e nomes que não devem ser enviados. O texto explica todas as ordenanças por procuração, não apenas o batismo pelos mortos, e inclui uma norma que permite aos portadores do Sacerdócio de Melquisedeque sem investidura a oficiar nas confirmações pelos mortos.
Capítulo 31 — “Entrevistas e aconselhamento”
Inclui princípios e diretrizes para todos os líderes que têm oportunidade de se reunir com os membros. Perguntas da entrevista para a ordenação ao Sacerdócio de Melquisedeque e perguntas atualizadas da entrevista para o batismo estão incluídas no novo conteúdo, bem como diretrizes sobre como se reunir com os membros de forma virtual. Além disso, a palavra “entrevista” agora se limita a entrevistas de ministração e situações em que um líder do sacerdócio está determinando a prontidão espiritual de um membro para participar de uma ordenança ou receber um chamado.
Capítulo 33 — “Registros e Relatórios”
Contém instruções sobre como registrar a frequência nas reuniões dominicais dos quóruns e organizações, bem como orientações sobre privacidade e segurança de dados.
Capítulo 34 — “Finanças e Auditorias”
Deixa de ter referências a contas correntes da unidade e contas de poupança, uma vez que já não são utilizadas. O capítulo também atualiza as instruções de auditoria e introduz referências a doações online e a novos instrumentos de pagamentos, como cartões e pagamentos eletrônicos.
Capítulo 35 — “Propriedades”
Descreve as funções dos Setentas de Área, representantes do edifício da ala e especialistas em tecnologia da estaca e ala. Além disso, o “representante do patrimônio da estaca” substitui o antigo “representante de propriedades da estaca” e o capítulo inclui informações no aplicativo Relatórios de Tópicos a Resolver do Patrimônio (FIR), que os membros do conselho da ala e da estaca podem usar para solicitar a manutenção do edifício.
Capítulo 38 — “Normas e diretrizes da Igreja”
A seção 38.2 agora enfoca as normas de ordenanças em circunstâncias especiais e inclui informações sobre a transmissão virtual de ordenanças.
As seções anteriores com instruções sobre a Bíblia e O Livro de Mórmon agora estão reunidas na nova seção, “Escrituras” em 38.8.
Também incluída no Capítulo 38 está uma política revisada sobre o uso pessoal da Internet e mídias sociais. Os membros da igreja são incentivados a “evitar todas as declarações de preconceito para com os outros” e “serem semelhantes a Cristo (…) em todos os momentos, inclusive online, e refletir um respeito sincero por todos os filhos de Deus”, diz o documento. “Os membros não devem usar linguagem ou imagens ameaçadoras, intimidadoras, degradantes, violentas ou abusivas online. Se ocorrerem ameaças online de atos ilegais, as autoridades policiais devem ser contatadas imediatamente.”
Em conjunto com isso, o Capítulo 32 – “Arrependimento e conselhos de condição de membro da Igreja” – agora observa que um conselho de condição de membro pode ser necessário quando um santo dos últimos dias fizer uma ameaça com violência física, seja de forma pessoal ou online.
Relacionado: Mudanças na terminologia do Manual Geral da Igreja
Saiba mais aqui.