
Continue sonhando! Continue confiando!
Há tempos, li em algum lugar a seguinte frase: “Ninguém deixa de dormir e ansiar por sonhos bons, só porque já teve pesadelos.”1Autor desconhecido
Nesse primeiro dia de um novo ano, essa frase parece se encaixar perfeitamente à situação de muitos que se preocupam com o futuro, ao olharem para o passado ou mesmo o presente, especialmente ao lembrarem como foi, em muitos aspectos, desafiador para todos, o ano que acabamos de deixar para trás.
Uma das músicas infantis mais conhecidas no Brasil, Aquarela2Toquinho, “Aquarela”, 1983, do cantor Toquinho, diz em seus versos:
“E ali logo em frente
A esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
(…)
Nessa estrada, não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá”
O desejo de “pilotar” o futuro, tendo perfeito conhecimento e controle sobre “o que virá”, é uma das causas dos temores de muitos.
É claro que todos desejamos ter algum controle sobre nossas vidas, e isso se alcança com planejamento. Porém, quando ansiamos por conquistas, situações ou coisas para as quais não bastam o nosso desejo e o nosso esforço, mas requerem a ação de terceiros, é sábio compreender que devemos considerar as variáveis e condicionantes ao colocar nossa expectativa sobre essas questões.
A pandemia pela qual o mundo passa já há dois anos (e entrando no terceiro) é um bom exemplo disso. Podemos ter pleno controle sobre o que depende de nós: seguirmos os protocolos de segurança e sermos vacinados. Porém, por mais redundante que seja, não podemos controlar o que não temos controle, como a decisão e ação de outras pessoas, a evolução do vírus, as dificuldades científicas para a produção de imunizantes, etc.
Então, o que faremos? Permitiremos que o temor nos paralise? Ou seguiremos em frente, fazendo nossa parte e confiando no Senhor que, em algum momento futuro que não conhecemos, de um modo tal que não sabemos, as respostas virão, as coisas melhorarão e tudo ficará bem para todos?
Sim, a segunda opção é sempre melhor! Confiar no Senhor! “Todas as coisas passadas, presentes e futuras manifestam-se para sua glória; e estão continuamente diante do Senhor.”3Doutrina e Convênios 130:7 Isto é, ao mesmo tempo, fascinante e desafiador. Não é possível à mente humana, limitada pelas experiências passageiras, ter a plena compreensão do que significa ver o passado, o presente e o futuro, como em uma só “tela”.
Porém, quando depositamos nossa fé no Senhor, confiando em Seu amor por nós, sabemos que, mesmo não podendo ver o futuro plenamente, mesmo não tendo controle total sobre todas as coisas, conseguimos viver plenamente tudo o que Ele planejou para nós e sermos felizes! E, ainda que venhamos a ter pesadelos em algumas noites, não deixaremos de dormir e ansiar por sonhos bons que se tornarão realidade!