Com quem devemos compartilhar o Evangelho?

Compartilhe!

Enviado por Inaê Leandro, de Campo Belo, Minas Gerais

Uma pergunta que sempre nos fazemos é: “com quem devo compartilhar o Evangelho?” Queremos compartilhar o Evangelho, compreendemos que “cada membro é um missionário”(1), porém, vez ou outra ficamos com a dúvida sobre com quem devemos compartilhar a mensagem do Evangelho.

A resposta para essa pergunta foi dada pelo Élder D. Todd Christofferson: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e suas bênçãos são destinadas a todas as pessoas que as desejam. O dom do Espírito Santo é para todos. A Restauração pertence ao mundo, e sua mensagem é especialmente urgente hoje em dia.(2)

A resposta é bem clara: devemos compartilhar o Evangelho com todas as pessoas!

Nosso papel, assim como o dos missionários de tempo integral, não é convencer as pessoas de nossas crenças. Esse é o papel do Espírito Santo. Nossa tarefa é convidar as pessoas a se achegarem a Cristo.

O manual Pregar Meu Evangelho ensina que o propósito de um missionário é “Convidar as pessoas a achegarem-se a Cristo, ajudando-as a receber o evangelho restaurado por meio da fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação, do arrependimento, do batismo, do recebimento do dom do Espírito Santo e da perseverança até o fim”(3)

Abaixo estão alguns detalhes muito importantes que precisamos sempre ter em mente ao compartilharmos o Evangelho com as pessoas:

Não devemos julgar quem irá aceitar ou não. Devemos convidar a todos

Todos os anos, desde que me tornei membro da Igreja (e isso já tem 6 anos), tenho uma meta pessoal de dar anualmente 20 exemplares do Livro de Mórmon para colegas e conhecidos. Compartilho um exemplar físico do Livro de Mórmon e acrescento uma dedicatória com uma breve explicação sobre o que é o Livro de Mórmon. Desde que tenho feito isso, já foram pelo menos 120 exemplares distribuídos nesses 6 anos (alguns anos acontece de distribuir mais que 20).

Nenhuma dessas pessoas se tornou membro da Igreja. Porém, o meu convite foi feito. Não julguei se elas aceitariam ou não, apenas convidei a conhecerem mais o Salvador através do Livro de Mórmon.

Pensar positivo

Sempre que entrego o Livro de Mórmon, tento ter uma abertura para falar mais sobre o Evangelho. Nem sempre essa abertura acontece.

Por outro lado, tenho sempre um pensamento positivo. Entrego o Livro de Mórmon como se fosse o primeiro da minha vida e penso que aquela pessoa irá ser tocada pela mensagem contida no livro.

Os frutos podem não ser imediatos

Nós queremos compartilhar o Livro de Mórmon, queremos que aceitem receber uma mensagem dos missionários, que sejam batizados na semana seguinte e que saiam em missão ou se casem logo.

Porém, muitas vezes isso não vai acontecer tão rápido. Há uma senhora em meu Ramo, que ganhou um exemplar do Livro de Mórmon e o guardou em uma gaveta por 10 anos. Pensem bem, 10 anos. Um dia ela sentiu que deveria lê-lo e orar, como sugere a escritura. E assim ela fez. Ela foi batizada pouco tempo depois de começar a ler o Livro de Mórmon, recebeu sua investidura e é uma mulher firme no Evangelho.

Os frutos de ter compartilhado o Livro de Mórmon com aquela mulher, demoraram 10 anos para aparecer. Mas apareceram. Alguns filhos se tornaram membros, alguns netos também e serviram missões. Talvez, os frutos não serão imediatos. Porém, precisamos ter fé de que eles virão algum dia.

Um convite para você

Deixo com você um convite para que, até o final do ano, compartilhe o Livro de Mórmon com pelo menos 2 pessoas. Pode ser alguém do seu trabalho, da faculdade, do clube, etc. Tenho certeza de que há em seu círculo de amizade pelo menos 2 pessoas que ficariam felizes em conhecer as verdades do Evangelho e se aproximarem mais de nosso Salvador Jesus Cristo.

Referências

(1) David O. McKey, Discurso na Missão Britânica Norte, 1 de março de 1961, Family and Church History Department Archives, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pp. 2–3
(2) Élder D. Todd Christofferson, “Compartilhar a mensagem da Restauração e da Ressurreição” conferência geral, Abril de 2020
(3) Pregar Meu Evangelho, Capítulo 1 “Qual é o meu propósito como missionário?”


Compartilhe!

1 Comentário

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo