
Alimentação saudável e a Palavra de Sabedoria
Enviado por Diego Balbino, de Curitiba, Paraná
Ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada. De forma prática, uma alimentação saudável é aquela composta por todos os macro e micronutrientes.
Os macronutrientes são os carboidratos (pães, massas e batatas, entre outros), gorduras (como os óleos, as oleaginosas, abacate e outros) e proteínas (peixes, ovos, carnes vermelhas, carne de frango, entre outros). Enquanto os micronutrientes são as vitaminas e minerais, que estão presentes nos mais diversos alimentos, como frutas, verduras, legumes, entre outros. As fibras também são essenciais para a alimentação saudável e estão presentes nos alimentos integrais, nas frutas e verduras.
Uma alimentação composta por estes nutrientes, de forma equilibrada, costuma ser bem variada, sem exageros, e não segue nenhum tipo de modismo.
Ter uma alimentação saudável proporciona uma série de benefícios para as pessoas. Ela contribui para a melhora no sistema imunológico, na qualidade do sono, no trânsito intestinal, no humor, na capacidade de concentração e pode contribuir até mesmo para a perda de peso.
Em gestantes, ela é essencial para o bom desenvolvimento do feto e, em mulheres que amamentam, irá contribuir para o desenvolvimento saudável do bebê, entre outros inúmeros benefícios.
Para os Santos dos Últimos Dias, uma alimentação saudável significa um pouco mais que manter uma vida saudável. Significa que estamos honrando e guardando um dos mandamentos do Senhor, que é a Sua lei de saúde para Seu povo, chamada de “Palavra de Sabedoria”.
Este mandamento nos ensina que não devemos fazer uso de alimentos ou substâncias que façam mal ao nosso corpo. E isso vai muito além de deixar de consumir café, drogas ilícitas, bebidas alcoólicas, chá preto e fumo. Se avaliarmos bem, veremos que a Palavra de Sabedoria nos ensina que não devemos permitir que qualquer coisa que prejudique nossa saúde entre em nosso corpo.

Para os cristãos, uma lei de saúde dada pelo Senhor não é algo novo. No Velho Testamento, há o relato de que Daniel e seus amigos recusaram-se a se contaminar com as iguarias do rei, que lhes eram proibidas pela lei dada pelo Senhor ao seu povo, e propuseram que os servos do rei deixassem que eles se alimentassem apenas com legumes para comer e água para beber por 10 dias, e em seguida retornassem para ver como estavam seus semblantes.
E, como sabemos, assim foi feito. Passados os 10 dias, os eunucos retornaram e viram claramente as bênçãos que Daniel e seus amigos receberam por guardarem um mandamento de Deus, alimentando-se saudavelmente:
“E ao fim dos dez dias, o semblante deles pareceu melhor, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.” (Daniel 1:15)
Assim como Daniel e seus amigos, temos a oportunidade de nos alimentarmos saudavelmente e, assim, guardarmos o mandamento de Deus, bastando, para isso, estarmos prontos para fazermos as escolhas necessárias diariamente.
Todo aquele que se dispõe a viver este mandamento, recebe o cumprimento da promessa divina:
“E correrão e não se cansarão; e caminharão e não desfalecerão. E eu, o Senhor, faço-lhes uma promessa de que o anjo destruidor passará por eles, como os filhos de Israel, e não os matará. Amém.” (D&C 89:20-21)