Você usa e cuida corretamente das roupas sagradas do templo?

Compartilhe!

A maneira como usamos e cuidamos das roupas sagradas do templo significa muito sobre nosso compromisso pessoal com o que essas vestes simbolizam. No site da Igreja sobre as roupas sagradas do templo, um parágrafo explica o efeito que as ordenaças e as roupas do templo podem ter sobre os membros da Igreja: “[Elas] podem despertar os mais profundos sentimentos da alma, motivá-los a fazer o bem e até mesmo definir o curso de uma vida inteira de serviço.”

Seguem três orientações de como usar e cuidar corretamente das vestes do templo.

1 – Os garments nunca devem ser deixados no chão.

Quando estiverem sujos, coloque os garments em uma cesta ou saco de roupa suja até serem devidamente lavados e secos. Não os deixe no chão ou em outra condição que não demonstre o devido respeito por eles. Linda S. Reeves ensinou que as vestes do templo são um “grande sinal de nosso amor e devoção” ao Pai Celestial – mantê-las fora do chão pode ser uma maneira de mostrar essa devoção.

2 – Os garments que não serão mais usados devem ser descartados adequadamente.

Ao fazer o descarte dos garments do templo, tenha o cuidado de retirar e destruir as particularidades existentes e cortar o tecido restante, para que não seja identificada como peça de vestuário. O mesmo se dá em relação a outras roupas cerimoniais do templo.

Caso um membro deseje doar roupas do templo usadas que estejam em boas condições a outro membro digno e autorizado a usá-la, isto pode ser feito. Porém, as roupas do templo não podem ser doadas sob nenhuma hipotese, para caridade ou para qualquer pessoa que não possua a investidura do templo.

3 – Os garments devem ser cobertos e usados dia e noite.

No site da Igreja sobre as roupas sagradas do templo, os garments são chamados de “roupa íntima” e “a roupa modesta do templo, usada por baixo da roupa normal”. Por respeito ao seu significado sagrado, os garments devem ser mantidos cobertos e os membros devem evitar exibí-los publicamente.

O Presidente Russell M. Nelson citou uma carta da Primeira Presidência sobre o uso do garment do templo:

“Certas práticas observadas com frequência entre os membros da Igreja dão a entender que alguns não compreendem plenamente o convênio que fazem no templo de usar os garments de acordo com o espírito da santa investidura.

Os membros da Igreja que foram vestidos com o garment no templo fizeram convênio de usá-lo por toda a vida. Isso significa que deve ser usado como roupa íntima dia e noite. (…) A promessa de proteção e bênçãos está condicionada à dignidade e fidelidade na observância do convênio.

O princípio fundamental é o de que o garment deve ser usado, sem que fiquemos procurando justificativas para tirá-lo. Portanto, os membros não devem tirar o garment total ou parcialmente para trabalhar no jardim ou ficar em casa usando roupas de banho ou pouco recatadas. Tampouco devem tirá-lo para participar de atividades recreativas que possam ser realizadas normalmente com o garment por baixo das roupas regulares. Quando o garment precisar ser tirado, como por exemplo na natação, deve ser vestido novamente assim que for possível.

Primar pelo recato e manter o corpo adequadamente coberto são princípios implícitos no convênio e devem governar a natureza de todas as roupas que vocês vestirem. Os membros da Igreja que receberam a investidura usam o garment como lembrança dos convênios sagrados que fizeram com o Senhor e também como proteção contra as tentações e o mal. A forma como o usamos é uma expressão externa do compromisso interior de seguir o Salvador.”

Fonte: LDS Living


Compartilhe!
Rolar para o topo