Vem, e Segue-Me: Saber para onde vai, antes de ir… faz sentido, isso?

Compartilhe!

Como professor universitário, tenho testemunhado os alunos desperdiçarem um tempo significativo e talvez o mais importante, que acontece sempre na abertura de todos os cursos ou disciplinas. É o momento no qual o Plano de Ensino é apresentado, com o objetivo, as estratégias pedagógicas, a metodologia, os conteúdos e a forma de avaliação.

Essa etapa, quando bem compreendida, ajuda a minimizar esforços e evitar sacrifícios desnecessários, além de mostrar para onde o curso está indo ou aonde pretende-se chegar. Neste plano, se define o nome do “milagre” que acontece sempre no final do curso, que é o fruto do processo contínuo, esforço diário e desejo de transformar conhecimento em experiências – chamado de mudança pessoal através da aprendizagem.

No parte inicial, intitulada “Materiais Introdutórios”, do manual “Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020”, temos, dentre outras coisas, dois “NÃOS” que servem de advertência e três “VERBOS” que definem bem seu propósito. O 1º “Não” –  Adverte que este curso não pretende simplesmente oferecer mais informações (mais do mesmo). Pretende tornar-lhe em uma nova criatura. O 2º Não – Alerta que essa mudança ou vida nova não acontece como um passe de mágica. Ela acontece se o aluno persistir numa tríade constituída pelos três verbos: APROFUNDAR, CONFIAR E BUSCAR.

Para APROFUNDAR – pressupõe que o aluno já conhece e vai mais fundo. No entanto, para CONFIAR – se faz necessário um mentor experiente, que mostre o caminho, que dê apoio e que nunca o abandone. O manual propõe confiar em Jesus Cristo e no Pai Celestial, com a promessa de que ambos vão mudar nosso coração, opinião, ações e até a nossa natureza. Mas, só faz sentido BUSCAR – se a intenção for a de ter esforço contínuo de manter sempre por perto o Espírito Santo, para que Ele ensine e lembre de todas as coisas, sempre (João 14:26).

Dentre todas as ideias para melhorar o estudo pessoal, essa tríade do sucesso de aprendizagem me deixam mais seguro:

No texto “A conversão é nosso objetivo”, encontramos quatro parágrafos para deixar bem claro que o mais importante é o seu aprendizado. Esse curso foi feito para você que quer mudar para melhor, acreditando que Jesus Cristo é o nosso Salvador e que nos ama incondicionalmente. Sobretudo, tendo a promessa de nos tornar uma nova criatura, convertida, mais semelhante ao próprio Jesus Cristo.

Tenho certeza, pela experiência pedagógica de mais de 15 anos na docência, que, quando este curso foi estruturado e apresentado ao Pai Celestial, Ele disse: Está bom!

“Conhecendo o objetivo o percurso fica mais divertido.”

Bom Curso, Boa Leitura!

Wellington Silva
Siga-me!

Compartilhe!