
Um testemunho eu tenho, sim!
Eu sei que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é “a única igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra”1Doutrina e Convênios 1:30.
Eu sei que Jesus Cristo estabeleceu os alicerces de Sua Igreja desde Adão2Moisés 5:58-59, e que Ele a restaurou nesta última dispensação3Joseph Smith – História 1:17, como o fez em cada uma das outras dispensações do evangelho4Guia para Estudo das Escrituras, Dispensação.
Eu sei que somente seguindo os ensinamentos e ordenanças desta Igreja podemos retornar à presença do nosso Pai Celestial.
Eu sei que Joseph Smith Jr. foi chamado pelo Senhor como Seu profeta, vidente e revelador52 Néfi 3:7, com a missão de restaurar Sua Igreja e trazer à luz Seus mandamentos nestes últimos dias.
Eu sei que, assim como Joseph Smith, todos os profetas, videntes e reveladores que o sucederam possuíram e possuem as chaves do Reino de Deus6Doutrina e Convênios 81:2, e, portanto, tinham e têm a autoridade divina para pregar o evangelho de Jesus Cristo e administrar suas ordenanças7Doutrina e Convênios 107:8.
Eu sei dessas coisas sem qualquer dúvida. Eu recebi este testemunho do Espírito Santo81 Coríntios 12:3, após sentir profundo desejo de saber, por mim mesmo, as verdades do evangelho de Jesus Cristo, e ter estudado estas verdades9Morôni 10:3-5. Meu testemunho não foi dado a mim em um só momento, mas “linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali”102 Néfi 28:30, ao longo da minha vida, tendo iniciado ainda em minha infância.
Quando eu tinha 11 anos de idade, vi dois missionários11Doutrina e Convênios 42:6 de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias subirem a rua da casa de meus pais em Aracaju. Sendo ainda um menino, vestido com um calção vermelho, sem camisa e tendo uma bola debaixo do braço, ajeitei-me sobre o muro baixo para observar aqueles rapazes vestidos de maneira tão diferente do que normalmente se via naquele bairro pobre e marginalizado. Os jovens missionários, talvez motivados pelo meu olhar cheio de curiosidade, vieram ao meu encontro. Eles perguntaram se meu pai estava em casa. Em poucos minutos, aqueles jovens estavam explicando aos meus pais sobre quem eram e o que faziam, e pediram para deixar uma mensagem do evangelho com a família. Era um sábado à tarde, 21 de maio de 1983. Meus pais concordaram em ouvi-los e, dois dias depois, na noite da segunda-feira, 23 de maio de 1983, eles retornaram e pregaram a mensagem da Restauração do evangelho de Jesus Cristo.
Naquela noite, tive o contato inicial com o relato da Primeira Visão. Os missionários disseram que, em 1820, Joseph Smith Jr., um jovem de apenas 14 anos de idade, havia buscado orientação divina sobre qual religião seguir e, em resposta à sua oração, ele viu a Deus, o Pai, e a Seu Filho, Jesus Cristo. Um dos missionários passou a citar este acontecimento nas palavras do próprio profeta Joseph Smith: “Vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol, que descia gradualmente sobre mim. (…) Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!”12Joseph Smith – História 1:16-17
Tão grande foi o impacto daquelas palavras sobre mim, que aceitei ser batizado em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no domingo seguinte, 29 de maio de 1983, na primeira vez em que estive em uma capela (que era uma casa alugada pela Igreja para a reunião dos Santos). Já se passaram muitos anos desde aquele momento, nos quais tenho aprendido sobre o amor incondicional do Pai Celestial por mim, sobre Sua infinita misericórdia para comigo, sobre Seu imenso desejo de que eu esteja pronto para receber a Vida Eterna, e sobre as verdades restauradas do evangelho de Jesus Cristo, que estiveram ocultas da humanidade pelos vários séculos da profunda apostasia espiritual que ocorreu em cumprimento das profecias132 Tessalonicenses 2:3.
Estas verdades restauradas são a base da minha crença. Aprender sobre elas e buscar compreendê-las tem sido essencial para o desenvolvimento e fortalecimento do meu testemunho pessoal desta obra maravilhosa. Possuir “um testemunho pessoal, individual e inabalável”14Ensinamentos do Presidente Heber J. Grant, Capítulo 7, Um Testemunho Pessoal Inabalável, que me traz alegria, é fundamental para a minha sobrevivência espiritual15Presidente Russell M. Nelson, Alegria e Sobrevivência Espiritual, Conferência Geral de Outubro de 2016 e a chave para ajudar outras pessoas a conhecerem a Jesus Cristo, Seu evangelho e Sua Igreja.
Gostaria de compartilhar cinco dessas verdades essenciais, as quais foram restauradas a partir da Primeira Visão do Profeta Joseph Smith, e sobre as quais tenho buscado aprender.
Primeira verdade
“O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito.”16Doutrina e Convênios 130:22
Pode parecer algo bem simples crer nisso, mas A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única que prega esta doutrina.
Encontramos, no mundo cristão, diversas definições sobre a natureza de Deus, como: “Deus é um Espírito eterno, (…) não tem corpo, nem figura, nem cor e não pode ser compreendido”17Élder LeGrand Richards, Uma Obra Maravilhosa e um Assombro, A Visita do Pai e do Filho. Ou: “Há somente um Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo ou partes (…)”18Élder LeGrand Richards, Uma Obra Maravilhosa e um Assombro, A Visita do Pai e do Filho. Ou ainda: “Há somente um Deus vivo e verdadeiro, (…) sem corpo, partes ou paixões, (…) imenso (…)”19Élder LeGrand Richards, Uma Obra Maravilhosa e um Assombro, A Visita do Pai e do Filho.
Ah, se os homens ao menos lessem as escrituras deixando de lado seus falsos conceitos, tendo o desejo sincero de aprender do Senhor! Está escrito: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; (…) E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou.”20Gênesis:1:26-27 Como eu e você somos feitos à imagem e semelhança de Deus, se ele não tem corpo, não tem partes, não tem forma? Eu e você temos corpo, partes e forma definidos e, de acordo com a escritura bíblica citada, tal como é a nossa imagem, assim é a imagem de Deus, pois fomos feitos tal como Ele é.
As escrituras relatam que “Adão (…) gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem”21Gênesis 5:3 e que Jesus Cristo é “a expressa imagem [de Deus]”22Hebreus 1:3. Do mesmo modo, meus filhos foram gerados à minha imagem e semelhança. Portanto, eles são semelhantes a mim. Este é o padrão divino, quem tem validade para os homens e para o reino animal. Pode uma galinha gerar uma girafa, ou um elefante gerar um coelho? Não! Todos são gerados à imagem e semelhança dos que os geraram!
Se tenho um corpo, isto é uma evidência concreta de que meu Criador também tem um corpo. Se tenho partes, isto significa que meu Criador também tem partes. Se tenho forma, é claro que meu Criador também tem forma. Para aqueles que acreditam que não há corpos físicos no Reino Celestial, o próprio Salvador Jesus Cristo ensinou aos seus apóstolos, quando os encontrou após sua ressurreição: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.”23Lucas 24:39
Sim! Eu sei que o Pai e o Filho têm corpos de carne e ossos!
Segunda verdade
“Na Trindade há três pessoas distintas: Deus, o Pai Eterno; Seu Filho, Jesus Cristo; e o Espírito Santo (…) [que] são um em perfeita unidade, harmonia de propósito e doutrina.”24Guia para Estudo das Escrituras, Trindade
Infelizmente, a maioria do mundo cristão não crê nesta separação dos personagens da Trindade, sendo esta uma verdade aceita e pregada de forma tão clara apenas por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mais uma vez, as pessoas erram porque não leem as escrituras buscando conhecer o que está escrito!25Mateus 22:29
Sobre a ocasião do batismo de Jesus Cristo, lemos: “E sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”26Mateus 3:16-17 A pomba era um sinal, “um testemunho do Espírito Santo”27Guia para Estudo das Escrituras, Sinal da Pomba (O Espírito Santo (…) não se limita à forma da pomba, mas se manifesta no sinal da pomba. O Espírito Santo não pode transformar-se em pomba28Presidente Joseph Fielding Smith, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, A Grandeza e Missão de João Batista), o Filho estava às margens do Jordão, e o Pai falou desde os céus, cuja voz foi ouvida, ao menos por alguns dos presentes. Três personagens, em três lugares diferentes, ao mesmo tempo.
Quando do seu martírio, Estêvão “estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava (…) em pé à mão direita de Deus”29Atos 7:55-56. Ou seja, ele claramente viu o Pai e o Filho, separados, lado a lado.
Sim! Eu sei que a Trindade é composta por três Personagens distintos!
Terceira verdade
“Deus (…) [fala] pela boca dos seus santos profetas”.30Lucas 1:68-70
Embora a crença nos profetas bíblicos seja natural para todos os cristãos, apenas os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias creem que o Senhor também chamou profetas em outros lugares e ocasiões além do que está nos relatos bíblicos, e continua chamando estes servos escolhidos nos dias atuais31Regras de Fé 1:6, porque Ele disse que “não [faria] coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”32Amós 3:7. Tal como falou a Moisés33Moisés 1:2, Jacó34Gênesis 32:30, e outros, Ele continua falando a estes homens para que possam guiar Seu povo.
O primeiro profeta desta última dispensação foi Joseph Smith e, sobre ele, foi dito que “com exceção apenas de Jesus, fez mais pela salvação dos homens neste mundo do que qualquer outro homem que jamais viveu nele”35Doutrina e Convênios 135:3.
Por que tamanha importância é dada ao profeta Joseph Smith? Porque ele foi o responsável por restaurar o evangelho verdadeiro de Jesus Cristo36Doutrina e Convênios 128:20-21, com suas leis e ordenanças, restaurar o Sacerdócio Aarônico37Doutrina e Convênios 13 e o Sacerdócio de Melquisedeque38Doutrina e Convênios 27:12-13, com todos os seus ofícios e ordens, trazer à luz o Livro de Mórmon39O Livro de Mórmon, Introdução, fundar A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias40Doutrina e Convênios 20:1-2, publicar inumeráveis verdades doutrinárias contidas em Doutrina e Convênios41Doutrina e Convênios, Introdução e na Pérola de Grande Valor42A Pérola de Grande Valor, Introdução, como o casamento celestial43Doutrina e Convênios 131:1-4 e a salvação dos mortos44Doutrina e Convênios 137:7-10, erguer templos sagrados45Doutrina e Convênios 88:119 para a realização de ordenanças de salvação para vivos e falecidos, lançar as bases do programa missionário46Doutrina e Convênios 42:6, conduzir o povo do Senhor com mansidão, humildade e fé inabaláveis, e selar “sua missão e suas obras com o próprio sangue”47Doutrina e Convênios 135:3!
Eu não adoro Joseph Smith – e nenhum Santo dos Últimos Dias o faz – mas o honro e rendo louvores ao seu nome, pois “foi ordenado por Cristo Jesus para trazer a verdade aos homens para aos povos trazer nova luz!”48Hinos, 14, Hoje ao profeta rendamos louvores
Não é possível separar Joseph Smith de sua obra. Em outras palavras, não é possível crer na Igreja de Jesus Cristo, no Livro de Mórmon, nas revelações, no sacerdócio ou em qualquer outra parte do que ele restaurou e ensinou, sem acreditar, primeiro, que sua visão do Pai e do Filho foi real e que seu chamado sagrado de profeta, vidente e revelador, veio de Deus. Também não é possível crer em Joseph Smith e em sua obra, sem acreditar, em igual medida, em todos os profetas que o sucederam na liderança de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, incluindo o profeta atual.
Sim! Eu sei que o Senhor continua falando à humanidade por meio de profetas vivos!
Quarta verdade
“O pastor (…) chama pelo nome as suas ovelhas.”49João 10:3
Lamentavelmente, muitos cristãos não creem, de fato, que são conhecidos pelo Senhor de maneira pessoal. Nisto, contudo, eles estão coerentes com suas crenças sobre Deus: quem não acredita em um Deus real, corporal e consciente, com quem é possível conversar verdadeiramente e ter um relacionamento familiar pleno, não pode imaginar que Ele tenha conhecimento individual sobre alguém.
Felizmente, as escrituras estão repletas de exemplos de como o Senhor conhece muito bem cada um de Seus filhos! Jeremias50Jeremias 1:5, Samuel511 Samuel 3:10, Moisés52Êxodo 3:4, Abraão53Gênesis 17:5 e tantos outros tiveram seus nomes chamados por Ele, tal qual Joseph Smith em sua Primeira Visão54Joseph Smith – História 1:17.
Saber que o Senhor me conhece é maravilhoso! Não estou só, nem sou errante neste mundo. Tenho um Pai Celeste que me ama e quer me abraçar novamente em Seu Reino Celestial. Ele me conhece muito melhor do que qualquer pessoa, incluindo eu mesmo. Ele sabe de meus anseios, desafios, dificuldades, esperanças e desejos. Ele conhece minhas fraquezas e minhas fortalezas55Éter 12:27. Ele deu Seu Filho Jesus Cristo, para me salvar!56João 3:16 Ele deu o Espírito Santo para me guiar e consolar!57João 14:26 Ele me deu as escrituras e enviou os profetas para me ajudarem a encontrar o caminho do convênio58Presidente Russell M. Nelson, Ao seguirmos adiante juntos, A Liahona de Abril de 2018, e permanecer nele. Ele me pede, apenas, que eu O chame amorosamente de Pai59Mateus 5:48, honre Seu nome e O obedeça. Então, Ele poderá fazer por mim muito mais do que posso imaginar60Efésios 3:19-20.
Sim! Eu sei que o Senhor me conhece pelo meu nome!
Quinta verdade
“O Livro de Mórmon [é] a palavra de Deus”.61Regras de Fé 1:8
O Senhor ensinou que “por seus frutos”62Mateus 7:16 posso discernir um falso profeta de um profeta verdadeiro. Os frutos da Primeira Visão de Joseph Smith são um testemunho da veracidade do seu chamado e da sua obra.
Um desses frutos é o Livro de Mórmon. Sobre este “volume de escrituras sagradas comparável à Bíblia”63O Livro de Mórmon, Introdução, o profeta Joseph Smith afirmou: “Eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro.”64O Livro de Mórmon, Introdução Deixando ainda mais clara a importância deste livro, o mesmo profeta Joseph Smith disse: “Se deixarmos de lado o Livro de Mórmon e as revelações, onde se apoiará a nossa religião? Nós nada temos.”65Presidente Joseph Fielding Smith, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, A Importância da Revelação
Talvez alguns se perguntem como saber se o Livro de Mórmon é verdadeiro. Bem, o método é o mesmo utilizado para saber se a Bíblia é verdadeira: ler, ponderar e orar66Morôni 10:3-5. Pode parecer estranho o conceito de que deveríamos orar para saber se a Bíblia é verdadeira, mas, na realidade, a maioria dos cristãos nunca buscou uma confirmação espiritual sobre esses escritos, seguindo apenas a tradição de crer. A Bíblia não é autoexistente. Ela foi escrita durante milênios. A Bíblia não existia na época de Abraão, de Isaque e de Jacó. Moisés nunca teve este volume sagrado completo nas mãos. Nem Isaías, Jeremias ou Elias. Quando o Salvador Jesus Cristo esteve entre os homens, já havia uma compilação das escrituras que fazem parte do que hoje é conhecido como o Velho Testamento67Guia para Estudo das Escrituras, Velho Testamento. Mas, nem Ele e nem seus apóstolos tinham nada do que hoje é o Novo Testamento68Guia para Estudo das Escrituras, Novo Testamento, pois são textos produzidos a partir dos acontecimentos da época em que viveram aqui na Terra.
Na verdade, os novos conceitos apresentados por Jesus Cristo e seus apóstolos escandalizaram os religiosos da época, que já tinham os escritos do Velho Testamento. Para eles, a lei mosaica bastava. Jesus Cristo trouxe novos conteúdos, novos ensinamentos, que deveriam ser registrados, estudados e vividos. Ele não disse que os ensinamentos do Velho Testamento seriam jogados fora, mas trouxe conhecimento para um novo tempo, que todos precisariam para sua salvação. E isso foi rejeitado pela maioria das pessoas da época, levando mesmo à prisão e morte de Jesus e vários de seus seguidores. Os perseguidores de Jesus Cristo sequer se deram ao trabalho de procurar estudar verdadeiramente o que Ele ensinava e nunca perguntaram a Deus sobre isso. Rejeitaram o Novo Testamento. Os que buscaram saber a verdade, receberam sua confirmação espiritual e se converteram69Mateus 16:15-17. Com o Livro de Mórmon ocorre o mesmo processo. Ele tem sido rejeitado por muitos que sequer se dão ao trabalho de lê-lo ou de ouvir conscientemente, de fonte segura, sobre este livro. Julgam-no por preconceitos. Gritam: “Uma Bíblia, uma Bíblia! Temos uma Bíblia e não pode haver qualquer outra Bíblia”702 Néfi 29:3, agindo como fizeram os judeus na época de Cristo.
Eu sei que todos aqueles que lerem o Livro de Mórmon com sinceridade de coração e com desejo real de saber sobre a veracidade de seu conteúdo e sua origem divina, e orarem ao Senhor perguntando sobre isso de maneira clara e direta, receberão sua resposta por meio do Espírito Santo. Eu aceitei este convite e fiz esta prova. Testifico que o Senhor confirmou em minha mente e em meu coração que o Livro de Mórmon é a Sua palavra, tanto quanto a Bíblia. Convido a cada um que ainda não perguntou a Deus sobre o Livro de Mórmon, que o faça. E, após ter recebido seu testemunho pessoal deste livro de escrituras sagradas, junte-o à Bíblia71Ezequiel 37:15-20 e, com coragem, siga seus ensinamentos!
Sim! Eu sei que O Livro de Mórmon é a palavra de Deus!
Conclusão
O acontecimento daquela manhã de primavera de 1820, quando o jovem Joseph Smith teve sua Primeira Visão, foi “o evento mais importante que ocorreu na história do mundo, após o ministério de Cristo”72Élder Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, Primeira Visão, e trouxe mais luz e conhecimento, abrindo as portas da revelação em nossos dias.
Eu sei que Jesus Cristo, o Filho de Deus73Lucas 1:31-32, é o Salvador74Lucas 2:11 e Redentor75Doutrina e Convênios 93:9 da humanidade.
Eu sei que Joseph Smith viu o Pai Celestial e Seu Filho Jesus Cristo naquele bosque, naquela manhã maravilhosa76Hinos, 12, Que Manhã Maravilhosa!.
Eu sei que ele foi, é e será para sempre um Profeta de Deus772 Néfi 3:6-15.
É meu dever obter e fortalecer meu testemunho pessoal78Alma 5:45-46 sobre a Primeira Visão e sobre tudo o que aconteceu por causa daquele acontecimento sublime. É meu dever pregar o evangelho a todas as pessoas79Marcos 16:15, enfatizando o milagre da Primeira Visão e as verdades reveladas, sem receio de ser pessoalmente rejeitado ou ridicularizado802 Timóteo 1:8, pois “todo aquele que for advertido deverá advertir seu próximo”81Doutrina e Convênios 88:81.
Por isso, afirmo, parafraseando o hino82Hinos, 191, As Famílias Poderão Ser Eternas: um testemunho eu tenho, sim! Ele é tão bom pra mim. Quero viver com ele para a eternidade, assim!
Referências
1 | Doutrina e Convênios 1:30 |
---|---|
2 | Moisés 5:58-59 |
3 | Joseph Smith – História 1:17 |
4 | Guia para Estudo das Escrituras, Dispensação |
5 | 2 Néfi 3:7 |
6 | Doutrina e Convênios 81:2 |
7 | Doutrina e Convênios 107:8 |
8 | 1 Coríntios 12:3 |
9 | Morôni 10:3-5 |
10 | 2 Néfi 28:30 |
11 | Doutrina e Convênios 42:6 |
12 | Joseph Smith – História 1:16-17 |
13 | 2 Tessalonicenses 2:3 |
14 | Ensinamentos do Presidente Heber J. Grant, Capítulo 7, Um Testemunho Pessoal Inabalável |
15 | Presidente Russell M. Nelson, Alegria e Sobrevivência Espiritual, Conferência Geral de Outubro de 2016 |
16 | Doutrina e Convênios 130:22 |
17 | Élder LeGrand Richards, Uma Obra Maravilhosa e um Assombro, A Visita do Pai e do Filho |
18 | Élder LeGrand Richards, Uma Obra Maravilhosa e um Assombro, A Visita do Pai e do Filho |
19 | Élder LeGrand Richards, Uma Obra Maravilhosa e um Assombro, A Visita do Pai e do Filho |
20 | Gênesis:1:26-27 |
21 | Gênesis 5:3 |
22 | Hebreus 1:3 |
23 | Lucas 24:39 |
24 | Guia para Estudo das Escrituras, Trindade |
25 | Mateus 22:29 |
26 | Mateus 3:16-17 |
27 | Guia para Estudo das Escrituras, Sinal da Pomba |
28 | Presidente Joseph Fielding Smith, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, A Grandeza e Missão de João Batista |
29 | Atos 7:55-56 |
30 | Lucas 1:68-70 |
31 | Regras de Fé 1:6 |
32 | Amós 3:7 |
33 | Moisés 1:2 |
34 | Gênesis 32:30 |
35 | Doutrina e Convênios 135:3 |
36 | Doutrina e Convênios 128:20-21 |
37 | Doutrina e Convênios 13 |
38 | Doutrina e Convênios 27:12-13 |
39 | O Livro de Mórmon, Introdução |
40 | Doutrina e Convênios 20:1-2 |
41 | Doutrina e Convênios, Introdução |
42 | A Pérola de Grande Valor, Introdução |
43 | Doutrina e Convênios 131:1-4 |
44 | Doutrina e Convênios 137:7-10 |
45 | Doutrina e Convênios 88:119 |
46 | Doutrina e Convênios 42:6 |
47 | Doutrina e Convênios 135:3 |
48 | Hinos, 14, Hoje ao profeta rendamos louvores |
49 | João 10:3 |
50 | Jeremias 1:5 |
51 | 1 Samuel 3:10 |
52 | Êxodo 3:4 |
53 | Gênesis 17:5 |
54 | Joseph Smith – História 1:17 |
55 | Éter 12:27 |
56 | João 3:16 |
57 | João 14:26 |
58 | Presidente Russell M. Nelson, Ao seguirmos adiante juntos, A Liahona de Abril de 2018 |
59 | Mateus 5:48 |
60 | Efésios 3:19-20 |
61 | Regras de Fé 1:8 |
62 | Mateus 7:16 |
63 | O Livro de Mórmon, Introdução |
64 | O Livro de Mórmon, Introdução |
65 | Presidente Joseph Fielding Smith, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, A Importância da Revelação |
66 | Morôni 10:3-5 |
67 | Guia para Estudo das Escrituras, Velho Testamento |
68 | Guia para Estudo das Escrituras, Novo Testamento |
69 | Mateus 16:15-17 |
70 | 2 Néfi 29:3 |
71 | Ezequiel 37:15-20 |
72 | Élder Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, Primeira Visão |
73 | Lucas 1:31-32 |
74 | Lucas 2:11 |
75 | Doutrina e Convênios 93:9 |
76 | Hinos, 12, Que Manhã Maravilhosa! |
77 | 2 Néfi 3:6-15 |
78 | Alma 5:45-46 |
79 | Marcos 16:15 |
80 | 2 Timóteo 1:8 |
81 | Doutrina e Convênios 88:81 |
82 | Hinos, 191, As Famílias Poderão Ser Eternas |