Presidente Dallin H. Oaks aconselha jovens casais da Igreja sobre filhos e fé

Compartilhe!

Jovens casais Santos dos Últimos Dias estão servindo “na linha de frente” em questões de grande importância para a Igreja, segundo o Presidente Dallin H. Oaks, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, em um devocional realizado em Chicago, nos Estados Unidos.

“Vocês são a geração em ascensão e estão criando a próxima geração”, disse ele. “Vocês estão fazendo o que é de vital importância para a Igreja em nossos dias. Nós amamos vocês por isso e por sua fidelidade em avançar no que é mais importante para todos nós.”

Presidente Oaks salientou que muitos jovens casais enfrentam obstáculos aparentemente intransponíveis, criando crianças em ambientes frequentemente hostis à missão e aos ensinamentos da Igreja, com instituições e líderes respeitados questionando a diferença entre o certo e o errado, e os padrões e comportamento consagrados pelo tempo.

“Sua geração cresceu com uma avalanche de informações sobre a história da Igreja que é nova para muitos e preocupa alguns”, afirmou. “Os princípios consagrados pelo tempo de acreditar e confiar no Senhor e em Seus servos são questionados por alguns.”

Ele lembrou que muitos membros vivem em locais onde são uma pequena minoria, sendo governados por pessoas que têm crenças e padrões “radicalmente diferentes”. “Somos ensinados a amar nossos vizinhos, mas não é fácil amar e viver com aqueles que têm padrões diferentes e, às vezes, desafiam a nós e nossos padrões de maneira persuasiva ou ameaçadora”, disse ele.

O Presidente Oaks disse que os líderes da Igreja estão atentos a jovens casais com filhos. Eles oram por estes casais e estão alertas às suas necessidades. “Por exemplo, as vozes de jovens mães que tiveram grande dificuldade em lidar com crianças durante um bloco de três horas de reuniões no domingo foram uma consideração importante na redução de nossas reuniões de adoração para duas horas e a duração da Primária na mesma medida.”

O Presidente Oaks admoestou os jovens pais a “assumirem suas responsabilidades”, ao conduzir suas famílias em retidão e unir-se a suas esposas e filhos.

Ele reconheceu que alguns casais de Santos dos Últimos Dias enfrentam conflitos sobre valores e prioridades, e que questões da história da Igreja e questões doutrinárias levaram alguns cônjuges à inatividade. “A melhor resposta para qualquer pergunta que ameace a fé é trabalhar para aumentar a fé no Senhor Jesus Cristo”, disse ele. “A conversão ao Senhor precede a conversão à Igreja. E a conversão ao Senhor vem através da oração, estudo e serviço, promovida pela paciência amorosa da parte do cônjuge e outros membros da família envolvidos.”

O Presidente Oaks também ofereceu sugestões sobre o ensino de crianças. Responder à pergunta difícil de uma criança é uma das coisas mais importantes que um pai pode fazer. “Quando lhe for feita uma pergunta difícil, como um quebra-cabeças sobre a história da Igreja, seja honesto e, se necessário, diga que não sabe. Mas então não se esqueça de dizer o que você sabe: “Eu sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus.”

O Presidente Oaks reforçou que os pais devem gerenciar cuidadosamente o tempo que passam com seus filhos, e terem cuidado para não focar em coisas que são “meramente boas”, deixando pouco tempo para aquilo que é “muito bom ou excelente.” Ele ensinou que “as super atividades familiares podem ser boas para as crianças, mas nem sempre são melhores do que um tempo sozinho com um pai amoroso.”

O Presidente Oaks também incentivou os pais a estudarem as várias mensagens do Presidente Russell M. Nelson sobre a família, que incluem “conteúdo precioso” sobre ensinar crianças.

“Em nossa teologia e em nossa prática, a família e a Igreja têm um relacionamento que se reforça mutuamente”, disse ele. “A família depende da Igreja para atividades e doutrinas e ordenanças regidas pelas chaves do sacerdócio. A Igreja existe para fornecer esses recursos únicos que perpetuarão as relações familiares nas eternidades. O sacerdócio preside ambas.”

Ele disse que os líderes e professores da Igreja devem usar todas as oportunidades possíveis para reconhecer a preeminência e fortalecer a posição do lar e da família. e que uma Igreja forte requer primeiro famílias fortes.

A esposa do Presidente Oaks, Sister Kristen Oaks, também compartilhou seu testemunho e aconselhou os jovens casais a se esforçarem para manter uma atitude positiva e apoiarem-se um ao outro, buscando oportunidades para adorar juntos e tornar o lar uma sala de aula para o aprendizado do evangelho.

Fonte: Church News


Compartilhe!
Rolar para o topo