Por que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam em profetas modernos?

Compartilhe!

Enviado por Inaê Leandro, de Campo Belo, Minas Gerais

“Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”.(1)

Popularmente, nós, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias somos conhecidos por mórmons, apesar de não considerarmos o ideal sermos chamados assim.

Talvez você conheça algumas de nossas crenças ou talvez tenha lido algo a respeito e tenha visto que nós acreditamos em profetas modernos. E é verdade, nós acreditamos!

Boa parte dos cristãos acredita nos profetas da Bíblia e nós também. A diferença está em nossa crença de que o Senhor não parou de chamar profetas! Ele continua a fazê-lo nos tempos atuais. Afinal, por que razão Ele não chamaria mais profetas?

Muitas pessoas vivem na escuridão, inseguras sobre a vontade de Deus. Acreditam que os céus estão fechados e que as pessoas devem enfrentar sozinhas os perigos do mundo. Quão afortunados são os Santos dos Últimos Dias! Sabemos que Deus Se comunica por intermédio do Seu profeta.

Antes de qualquer coisa, vamos deixar claro quem são os profetas. O Élder Quentin L. Cook, um Apóstolo do Senhor disse:

“Profetas são agentes comissionados do Senhor, autorizados a falar por Ele.”(2)

 No Guia para Estudo das Escrituras, também temos uma definição clara sobre profetas. Vamos a ela:

“Pessoa chamada por Deus e que fala em nome Dele. Como mensageiro de Deus, o profeta recebe mandamentos, profecias e revelações do Senhor. Cabe a ele a responsabilidade de dar a conhecer aos homens a vontade e a verdadeira natureza de Deus, além de demonstrar o significado de Seus procedimentos para com eles. O profeta denuncia o pecado e prediz as suas consequências. Ele é um pregador da retidão. Em certas ocasiões o profeta pode ser inspirado a predizer o futuro em benefício da humanidade. A sua responsabilidade principal, entretanto, é prestar testemunho de Cristo. O Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o profeta de Deus na Terra atualmente.”(3)

E uma de nossas crenças, conhecida como 6ª Regra de Fé diz:

“Cremos na mesma organização que existia na Igreja Primitiva, isto é, apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc.”(4)

Como dito acima e em destaque, o profeta “recebe mandamentos, profecias e revelações do Senhor. Em certas ocasiões o profeta pode ser inspirado a predizer o futuro em benefício da humanidade. A sua responsabilidade principal, entretanto, é prestar testemunho de Cristo.”

Reforçando – O papel principal de um profeta é prestar testemunho de Cristo!

Atualmente, o profeta do Senhor na Terra é também o Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Presidente Russell M. Nelson.

É muito importante sabermos algumas coisas sobre o profeta:

– Somente há um profeta na Terra ao mesmo tempo.(5)

– O Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o atual profeta do Senhor na Terra. E ao contrário do que muitos podem pensar, ele é o profeta para o mundo todo e não somente para os membros da Igreja.(6)

– Há uma linha de sucessão, ou seja, para que uma pessoa seja considerada profeta deve ter sido chamada por Deus! O chamado para profeta acontece de forma organizada e não de forma aleatória. A 5ª Regra de Fé menciona exatamente isso:

“Cremos que um homem deve ser chamado por Deus, por profecia, e pela imposição de mãos, por quem possua autoridade, para pregar o Evangelho e administrar as suas ordenanças.”(7)

Dito tudo isso, podemos responder à pergunta inicial: Por que acreditamos em profetas modernos?

A escritura citada logo no início do artigo (Amós 3:7), faz parte da resposta – “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.”

Além disso, faz-se necessário mencionar, que têm existido profetas na Terra desde os dias de Adão! Por que seria diferente atualmente?

No Novo Testamento encontramos outra evidência de que ter apóstolos e profetas é um dos sinais da verdadeira Igreja de Cristo:

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.”(8)

Por intermédio de Joseph Smith, um profeta moderno, o Senhor restaurou a Igreja, exatamente como era quando Cristo a organizou.

E com a restauração, iniciada pelo profeta Joseph Smith, o Senhor continua a chamar profetas para dirigir Sua Igreja!

É preciso estar bem atentos com o que as escrituras classificam como falsos profetas. O Salvador Jesus Cristo disse:

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm a vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.”(9)

Reconheceremos os falsos profetas, bastando para isso olhar seus frutos. “Por seus frutos os conhecereis”(10)

E a melhor forma de sabermos a verdade, é perguntando a Deus, o Pai Celestial.  É exatamente esse o convite e conselho de Tiago:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”(11)

Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, acreditamos que o Senhor ama seus filhos igualmente, assim sendo, não faz sentido que Ele tenha chamado profetas em outro tempo e não o faça isso atualmente.

Acreditamos que o Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Russell Marion Nelson(12) é também o único profeta do Senhor na Terra atualmente. Nós o amamos, apoiamos e oramos por ele.

Referências

(1) Amós 3:7
(2) Élder Quentin L. Cook, “A bênção da revelação contínua aos profetas e da revelação pessoal para guiar nossa vida”, Conferência Geral, abril de 2020
(3) Guia para Estudo das Escrituras, “Profetas”
(4) Regras de Fé 1:6
(5) Doutrina e Convênios 132:7
(6) Princípios do Evangelho. Capítulo 9 “Os Profetas de Deus”
(7) Regras de Fé 1:5
(8) Efésios 2:20
(9) Mateus 7:15
(10) Mateus 7:16
(11) Tiago 1:5
(12) Profetas e Apóstolos, “Russell M. Nelson”


Compartilhe!
Rolar para o topo