O Ministro Sérgio Moro elogia parceria do MJSP com o FamilySearch

Compartilhe!

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, publicou em sua conta oficial no Twitter mensagem de reconhecimento da importância da parceria firmada recentemente entre o Arquivo Nacional e o FamilySearch. Em sua mensagem, o Ministro Moro disse que a parceria irá “facilitar o conhecimento da genealogia familiar e de nossos antepassados” e definiu o acordo com “uma bela iniciativa”.

Em 17 de dezembro, o Arquivo Nacional e o FamilySearch assinaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo da digitalização dos documentos de imigrantes que fazem parte do acervo do órgão. O FamilySearch foi representado pelos gerentes Mario Silva, Fabio Lucas e Leonardo Corrêa.

Com o acordo, a expectativa é de que sejam digitalizados cerca de 6 milhões de documentos, gerando aproximadamente 130 milhões de imagens. Os arquivos digitalizados serão disponibilizados on-line, gratuitamente, no Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Isso possibilitará aos pesquisadores o acesso à documentação sem a necessidade de deslocamento ao Rio de Janeiro ou Brasília, onde estão as unidades do Arquivo Nacional. Isso também ajudará no encurtamento dos prazos para atendimento presencial.

Para Neide De Sordi, Diretora Geral do arquivo Nacional, “a digitalização de documentos permite a divulgação e o acesso amplo ao seu conteúdo, além de garantir e proteger a informação”. Segundo ela, “contar com a parceria do FamilySearch é uma oportunidade de, mais rapidamente, garantir essa preservação”.

Este acordo é fruto de uma reunião realizada em 10 de abril, da qual participaram a Diretora do Arquivo Nacional, Neide De Sordi, o Vice Presidente da FamilySearch Intenacional, Rodney Deguilio, o Diretor de Operações de Registros para América Latina, Antulio Muñoz, além dos gerentes Fabio Lucas, Mário Silva e o servidor Mauro Lerner Markowski, Assistente Técnico da Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo.

Fonte: Arquivo Nacional e Twitter Oficial do Ministro Sérgio Moro.

Siga-me!
Últimos posts por Antonio Carlos Lima (exibir todos)

Compartilhe!