
O Bispo Presidente Gérald Caussé fala sobre o incêndio na catedral de Notre-Dame
O Bispo Presidente Gérald Caussé disse que, juntamente com a Torre Eiffel, a catedral de Notre-Dame é um dos dois grandes símbolos de Paris. “É um edifício icônico que testemunha a extraordinária fé e dedicação daqueles que o construíram”, afirmou ele, que é nascido em Bordeaux, na França. “Ele tem estado no coração da história e da cultura francesas por oito séculos, e todos os franceses o adotam como seus, quaisquer que sejam suas crenças religiosas.”
O Bispo Caussé e sua esposa, a irmã Valérie Caussé, que moravam anteriormente em Paris, estavam no aeroporto de Boston quando receberam uma mensagem de sua nora em Paris dizendo que a catedral de Notre-Dame estava em chamas. “Nós nos conectamos imediatamente com as notícias francesas”, disse ele. “Primeiro, tivemos dificuldade em acreditar no que vimos e, quando percebemos que tudo era real, nossos corações se partiram e não pudemos deixar de nos sentir tristes, extremamente tristes.”
A irmã Caussé disse que seus pensamentos se voltaram imediatamente “para a fé daqueles que dedicaram suas vidas à construção desta magnífica casa de adoração. Meu coração também se volta para meus avós que transmitiram à minha geração sua fé e amor puros por Jesus Cristo”.

Membro da Ala Paris de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Benjamin Poussard mora a poucos quarteirões de Notre-Dame e disse que podia sentir o calor das chamas enquanto se encontrava a cerca de duzentos metros da catedral católica. “Passei por pessoas chorando nas ruas. E eu pessoalmente chorei quando enviei minhas fotos para a imprensa”, disse Poussard. “Aquela ilha é onde nasceu Paris. É o berço de Paris”, completou.
A catedral, que tem uma história de mais de 850 anos, é talvez um dos monumentos históricos mais importantes de toda a França, disse Brien McCarthy, um padre católico que preside a L’église de la Madeleine, que fica vários quarteirões a noroeste da Ile de la Cité, ilha onde está localizada a catedral.
Com cerca de 14 milhões de turistas frequentam a catedral a cada ano. “Há algo sobre as pedras de tijolo e argamassa, colocadas ali por pessoas crentes, que podem se comunicar com as pessoas. Elas sabem que estão em solo sagrado, e não é porque o lugar é sagrado, mas porque é santificado pela fé das pessoas”, disse o padre McCarthy.
O incêndio, que se acredita ter sido causado pela construção em andamento para restaurar partes do telhado da catedral, começou no final da tarde da segunda-feira, 15 de abril, em Paris, início da Semana Santa, uma semana em que os cristãos celebram a vida do Salvador, levando ao domingo de Páscoa e comemoração de Sua ressurreição.
“Se há um momento em que os cristãos devem estar prontos para lamentar a morte de algo, mas para acreditar na ressurreição de algo, é a Semana Santa”, disse o padre McCarthy. “Acredito que algo vai surgir dessas cinzas”, disse ele.
Por tradição, todos os anos cerca de 600 padres de toda a parte de Paris se reúnem com o arcebispo de Paris em Notre-Dame, em volta do altar, para celebrar a Eucaristia, ou o sacramento de Cristo. “Este ano teremos de nos reunir em outro lugar. Não sei onde, mas vamos nos reunir”, disse o padre McCarthy. “As pessoas foram afetadas por Notre-Dame, mas as pessoas continuarão sendo afetadas pela mensagem esperançosa de Jesus Cristo”.

O Presidente Paul J. Sorensen, presidente da Missão França Paris, relatou que missionários de toda a parte de Paris ligaram para confirmar sua segurança após o trágico incêndio e que, por volta das 22 horas, todos os missionários foram confirmados em segurança. Ele observou que muitos missionários expressaram sua tristeza ao testemunhar a destruição de um importante ícone internacional da fé.
Muitos missionários da região passaram algum tempo perto da catedral enquanto trabalhavam juntos com seus irmãos e irmãs católicos para servir ao povo da comunidade. O padre McCarthy expressou sua gratidão pelos muitos jovens missionários santos dos últimos dias que se voluntariaram em um restaurante de caridade associado ligado à L’église de la Madeleine e passaram algum tempo aprendendo sobre a França, seu povo e sua história.
O Bispo John I. Hall lidera a Ala Paris, com sua capela localizada a apenas alguns quarteirões ao norte da cena do incêndio de segunda-feira. “Notre-Dame é o coração da cidade, por isso é realmente trágico ver isso, mas sentimos uma unidade em todas as crenças cristãs através dele”, disse o Bispo. “É um dia triste ver isso acontecer, mas eu tenho fé que as pessoas vão se unir em torno disso e reconstruir e ajudar a trazê-lo de volta à sua glória.”
O Bispo Caussé disse que este incêndio “é uma perda trágica, mais do que se possa expressar, que todos os franceses e milhões de pessoas ao redor do mundo sentirão profundamente em seus corações. A reconstrução será longa e complexa, mas não tenho dúvidas de que a Notre-Dame um dia se erguerá das cinzas.”
Fonte: Church News