Genealogia para principiantes

Compartilhe!

Enviado por Luiz Polito, de Bauru, São Paulo

O que é Genealogia?

Genealogia se refere ao conhecimento dos registros da mais importante da criação de Deus: o ser humano. E os homens e as mulheres podem se  tornar cada vez mais humanos, quanto mais aprimorarem a sua própria cultura, e genealogia também é cultura.

A Genealogia é uma ciência nobre voltada para a pesquisa da história das famílias, linhagem ou estirpe.  Fazendo a sua Genealogia, você terá muitas surpresas.  Você encontrará, entre seus antepassados, heróis e vilões. Descobrirá muitas histórias surpreendentes, algumas engraçadas, outras trágicas. E, o que é mais importante, através do conhecimento da história e personalidade de seus antepassados, você passará a conhecer melhor a si próprio!

Por onde começar? Você pode registrar a genealogia de sua família em meio físico ou em meio digital.

Meio físico

Livro da Família

Na primeira folha de um caderno de capa dura, ou num programa de texto de computador, escreva seu nome e sobrenome, no alto da folha. Capriche na letra, e caso use um caderno, use caneta esferográfica (use lápis para anotações provisórias). Afinal, você está fazendo um Livro da Família que poderá ser lido daqui a 20, 30, 40, 50 anos ou mais, por algum descendente seu. Você está escrevendo para durar muito tempo. Por isso, seja claro e verdadeiro nas anotações. Procure ser o mais exato possível nos nomes e datas.

Registre seu nome e sobrenome. Se você for mulher, é melhor você registrar o seu nome de solteira, porque a genealogia vai “subindo” (voltando no tempo) pelo nome do pai (ou da mãe, como casos de nomes portugueses) e não pelo nome do marido. Depois, quando você for registrar o nome de sua mãe, avó, bisavó, use também (quando possível) o sobrenome delas de solteira, e não o sobrenome de casadas.

Registre também data e local de seu nascimento, data e local de casamento (se for o caso), nome do seu cônjuge (se tiver), nome dos seus pais, nome dos seus filhos (se tiver). Escreva também outras informações que gostaria de deixar registrado para seus descendentes, como por exemplo: sua profissão, escolaridade, títulos especiais, etc.

Quando terminar de escrever sobre você e, se desejar, colar uma foto sua no canto da folha, continue com os dados de cada familiar seu, seja seu pai, mãe, avô, tio, bisavô, filho (se tiver), primo, etc. Reserve uma folha para cada um, assim como fez para você. Escreva as coisas que já sabe sobre eles e, depois, através de pesquisas, você poderá completar os dados que faltarem.

Os fatos genealógicos mais importantes na vida de alguém (que nenhum genealogista deve esquecer), são, portanto, os seguintes: Nascimento (data e local), casamento (nomes dos cônjuges, data e local), nomes dos pais e dos filhos, e falecimento (data e local).

Diário

Este Livro da Família não é para você escrever histórias, mas para colocar seus dados biográficos básicos. Para escrever as histórias mais marcantes de sua vida, tenha outro caderno, e faça um diário. Um diário é o lugar ideal para você escrever tudo de importante que lhe aconteceu, e acontece,  na sua vida: Você se casou? Escreva resumidamente seus sentimentos. Se formou? Escreva. Sofreu um acidente? Escreva. -Teve um filho? Escreva sobre isso e suas emoções a respeito.

Um diário (mesmo que você não escreva todo dia, mas só escreva quando acontece algo que você considere bem importante, será um livro de histórias que se tornará uma bênção para você e para seus descendentes. Não escreva coisas secretas, pois o Livro da Família e o Diário são para serem lido pelos outros. Escreva coisas que edifiquem, coisas que possam ajudar as pessoas no futuro.

Meio digital

Você pode utilizar um computador, tablet ou mesmo seu smartphone ara registrar a genealogia de sua família. Para isso, utilize o site ou o aplicativo mobile do FamilySearch. Para isso, cadastre-se gratuitamente no serviço.

O FamilySearch é mantido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que guarda bilhões de registros disponibilizados gratuitamente para todos, sejam membros ou não da Igreja. Esses registros estão sendo indexados, isto é, preparados para leitura digital, em um trabalho realizado por milhares de voluntários em todo o mundo. Tudo isso facilitará muito a sua pesquisa genealógica!

No FamilySearch, você poderá criar a sua árvore genealógica, fazer registros de dados pessoais, e ainda inserir fotos, vídeos e documentos das pessoas da sua família.


Compartilhe!
Rolar para o topo