Élder Ulisses Soares fala a estudantes universitários sobre o GPS espiritual

Compartilhe!

O Élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias falou em um devocional, nesta terça-feira, 28 de janeiro, para estudantes do LDS Business College, a faculdade de negócios de propriedade da Igreja.

Élder Soares começou dizendo que, certa vez, recebeu uma designação para um local onde nunca havia estado antes. Como normalmente faz, ele colocou a localização no GPS e começou a seguir as instruções. No entanto, à medida que ele se aproximava, as instruções pareciam estranhas e ele decidiu desligar o GPS e encontrar a localização por conta própria. “Logo percebi que estava indo na direção errada”, disse ele. Ele parou e ligou o GPS novamente. “Felizmente, me arrependi a tempo e fui capaz de redirecionar minha rota.” Ele relatou, então, que seguiu exatamente as instruções e encontrou o caminho para o local de sua designação. “Pude adorar com os membros da Igreja e desfrutar do Espírito do Senhor naquela reunião e designação que recebi”, completou.

Ele falou sobre um dos vários GPSs espirituais que o Senhor providenciou para Seus filhos: os ensinamentos de Jesus Cristo revelados a Seus profetas antigos e modernos. Um dos sinais da Igreja restaurada de Jesus Cristo é a revelação contínua por meio dos profetas, disse o Élder Soares. “Nós, como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, acreditamos na revelação e na profecia antigas e modernas.”

Cada membro da Primeira Presidência e Quórum dos Doze Apóstolos são apoiados como profetas, videntes e reveladores, e o Presidente da Igreja é a única pessoa no mundo que recebe revelação para guiar toda a Igreja, ensinou o Élder Soares. “Assim como os profetas da antiguidade, os profetas hoje testificam de Jesus Cristo e ensinam Seu evangelho.” O Presidente Russell M. Nelson “está na posição chave de prestar um poderoso testemunho de Jesus Cristo e guiar a Igreja hoje”, afirmou.

Cada pessoa pode confiar na bondade e nas intenções dos profetas vivos, disse o Élder Soares. Os profetas do Senhor são dedicados a ajudar cada pessoa a edificar sua fé em Jesus Cristo. “Muito do que o Senhor revela a Seus profetas tem o objetivo de evitar a tristeza para nós, como indivíduos e como sociedade”, disse ele.

A vida mortal é cheia de distrações, desvios e pressões para desligar o GPS espiritual e procurar orientação em outro lugar. “Colocamo-nos em perigo espiritual quando confiamos apenas em nossa própria sabedoria e desligamos esse GPS espiritual”, disse o Élder Soares. “Portanto, seguir as palavras do Senhor e de Seus profetas não é apenas uma questão de conveniência, mas, mais importante, é uma questão de sobrevivência espiritual”. Ele pediu aos alunos que estudassem as palavras dos profetas para ajudá-los em suas decisões. “Prometo que, ao fazer um esforço para procurar e seguir o conselho profético, você será levado em sua busca a uma direção específica que será pertinente e útil para você em sua situação individual”, completou.

Recentemente, um amigo do Élder Soares entrou em contato com ele e compartilhou que estava no meio de uma crise de fé e questionando os ensinamentos dos atuais profetas. “Como eu poderia negar os sentimentos, bênçãos e testemunho que já senti ao longo da minha vida ao seguir as palavras dos profetas de nossos dias?”, disse ele em resposta ao amigo. Ele acrescentou que escolhe se apegar ao que já sabe e não ao que não sabe.

Existem alguns que estão lutando com sua própria fé em Deus e em Jesus Cristo. Aqueles que escolheram esse caminho não são pessoas más – “com certeza não” -, disse ele. “No entanto, quero ajudá-los a ver que esse caminho, embora tentador, pode levar a estresse, mágoa e tristeza indevidos, semelhante ao que experimentei quando desliguei o GPS tentando encontrar minha direção por conta própria naquele dia”.

Ao refletir sobre a bênção de ter profetas vivos hoje, o Élder Soares lembrou-se de uma designação que recebeu antes de seu chamado ao Quórum dos Doze Apóstolos. Ele foi com o Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, em uma viagem a Yaoundé, Camarões. Um devocional foi planejado para o meio-dia e, devido ao horário incomum da reunião, eles pensavam que apenas alguns Santos dos Últimos Dias estariam presentes. “Para nossa surpresa, quando chegamos, o auditório estava lotado”, disse o Élder Soares. O Élder Christofferson cumprimentou cada um deles individualmente após a reunião.

“Observar esses fiéis cumprimentar um profeta de Deus é algo que nunca esquecerei”, disse ele, descrevendo como alguns se apegavam à mão do Élder Christofferson por um bom tempo, outros estendiam a mão para tocar suas roupas com amor e reverência, e outros beijavam a palma da própria mão e a estendia até o rosto do Élder Christofferson. “Cada saudação era calorosa e cheia do Espírito do Senhor.” O Élder Soares então perguntou: “Irmãos e irmãs, compreendemos plenamente a bênção de ter profetas vivos na Terra hoje?”

Como um dos Apóstolos mais recentemente chamados, o Élder Soares compartilhou o que significa para ele ser chamado como Apóstolo de Jesus Cristo. Os Apóstolos são escolhidos por inspiração do Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, disse ele. Eles são apoiados pelos membros gerais da Igreja e ordenados pela Primeira Presidência e Quórum dos Doze Apóstolos. “Além de servir como [testemunha] de Jesus Cristo, como os antigos Apóstolos de Jesus fizeram, recebi as chaves do Sacerdócio para ajudar Deus a levar a efeito a imortalidade e a vida eterna de Seus filhos.”

Seu propósito é convidar e ajudar todos a virem a Cristo, e ele e os outros Apóstolos trabalham incansavelmente para encontrar maneiras de fortalecer a fé daqueles que encontram. O cerne do que significa ser discípulo e Apóstolo de Jesus Cristo é se tornar um irmão ministro, disse ele. Como qualquer outra pessoa, os Apóstolos são mortais que estão se esforçando para viver o evangelho. Apesar de suas limitações, “o Senhor nos chamou e estamos dispostos a seguir em frente com fé e ajudá-Lo até que morramos”, enfatizou.

O Élder Soares encerrou com seu testemunho de que o Senhor fala através de Seus modernos profetas e apóstolos, e que Cristo é a cabeça de Sua Igreja. “Nossos profetas representam o Salvador e nos ensinarão de acordo com Sua vontade. Prometo que viver de acordo com esses princípios nos permitirá ganhar a vida eterna.”

Fonte: Church News


Compartilhe!
Rolar para o topo