De volta para o seu futuro

Compartilhe!

O Presidente Joseph Smith Jr. afirmou que “o passado, o presente e o futuro eram e são para Ele [o Senhor] um eterno ‘agora’”.(1)

Esta citação traz o mesmo ensinamento presente na seguinte escritura:

“Todas as coisas passadas, presentes e futuras manifestam-se para sua glória; e estão continuamente diante do Senhor.”(2)

Isto é, ao mesmo tempo, fascinante e desafiador. Não é possível à mente humana, limitada pelas experiências passageiras, ter a plena compreensão do que significa ver o passado, o presente e o futuro, como em uma só “tela”.

Sei que o exemplo é muito simplório, mas, o mais próximo que pude experimentar de ver o passado, estando no presente, foi observando a luz emitida pelas estrelas. Como sabemos, a luz que vemos em uma estrela não está sendo emitida “em tempo real”, mas brilhou há muito tempo e viajou longos espaços até estar ao alcance de nossas retinas.

Em minha juventude, assisti ao primeiro filme da trilogia “De Volta Para o Futuro”. O filme narra a aventura de um cientista e um jovem que partem do presente para viagens ao passado e ao futuro.

Acredito que há muitos que consomem a sua existência como aqueles personagens do filme, ora vivendo no passado, ora querendo antecipar o futuro, mas pouco fazendo no presente.

Em que direção você está indo? Se é para o futuro, você está indo na direção certa. Lembre-se: O tempo sempre anda para o futuro. Então, não caminhe para o passado! Se você está vagando em seu passado, dê a volta já e rume de volta para o seu futuro!

Para irmos para o futuro, devemos nos preparar.

O primeiro passo para ir de volta para o seu futuro, é colocar o seu passado em seu devido lugar: no passado! O passado serve para o aprendizado. E só. A vida está no presente e no futuro.

O Presidente Thomas S. Monson ensinou:

“Aprendam com o passado, preparem-se para o futuro, vivam o presente.”(3)

Não tenha medo da jornada, nem se sinta incapaz.

Ao desejar seguir de volta para o seu futuro, você pode sentir que isto não é possível para você. Você pode pensar que não está pronto para entrar no barco dos que seguem rumo ao futuro de suas vidas. Talvez você diga: “Eu não estou neste barco, eu estou no barco dos que têm pouca fé e por isso não conseguem ir para a frente”, ou “Eu não estou neste barco, eu estou no barco dos que estão desanimados e não conseguem ter forças para seguir em frente”, ou ainda “Eu não estou neste barco, eu estou no barco dos que cometeram erros e por isso não podem seguir em frente”. Se estes – ou quaisquer outros! – são os seus pensamentos, quero deixar algo bem claro: Todos estamos no mesmo barco! O barco dos que, sendo imperfeitos, desejam estar ao lado de Cristo em Seu Reino Celestial, no futuro!

Paulo deixou isto bem claro aos romanos:

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”(4)

Somos imperfeitos de diversas maneiras e, por isso, estamos separados do Senhor. Porém, temos a chance de nos aperfeiçoarmos e estarmos novamente com Ele. Por isso, não se sinta menor do que qualquer outra pessoa por causa de seus desafios, sejam eles quais forem. Seja bem-vindo a bordo! Vamos juntos fazer a grande jornada de volta para o nosso futuro!

Zere seu passado

Ouvi esse princípio em uma palestra(5) do irmão Carlos Wizard Martins. Zerar o passado é resolver todas as pendências existentes e desprender-se do passado. Não é possível seguir de volta para o seu futuro, estando preso ao seu passado.

Isto serve tanto para as suas pendências, quanto para as pendências de outros. O Élder Jeffrey R. Holland ensinou sobre isso:

“Se uma coisa está enterrada no passado, deixe que fique ali. Não volte com sua pequena pá de areia e comece a escavar, para tirar a coisa dali, agitá-la no ar e jogá-la em outra pessoa, dizendo: “Ei! Lembra-se disto aqui?” Plof!
Sabe o que vai acontecer? Isso provavelmente vai fazer com que alguém desenterre algo feio de seu passado e responda, dizendo: “Lembro, sim. E você, lembra-se disto?” Plof!
Em pouco tempo, todo mundo vai acabar cheio de sujeira e imundície, infelicidade e mágoas, quando o que nosso Pai Celestial pede de nós é pureza, bondade, felicidade e cura.
Esse apego ao passado, inclusive aos erros passados, simplesmente está errado! Não faz parte do evangelho de Jesus Cristo. De certa forma, isso é pior do que o caso da mulher de Ló, porque ao menos ela destruiu apenas a si mesma. No caso de um casamento ou família, alas ou ramos, apartamentos e vizinhanças, podemos acabar destruindo muitas outras pessoas.”(6)

Paulo escreveu aos santos em Filipos:

“Porém uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, ao prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”(7)

Talvez você pergunte: “onde devo colocar toda a sujeira do meu passado?” O Élder Jeffrey R. Holland disse:

“Você deve lembrar apenas o suficiente para não repetir o erro. Depois, coloque todo o resto no lixo, como disse Paulo aos filipenses. Recuse o que for destrutivo e continue recusando até que a beleza da Expiação de Cristo lhe seja revelada, bem como o seu futuro brilhante e o de sua família, de seus amigos e de seus vizinhos. Deus não Se preocupa tanto com o lugar onde você esteve, mas, sim, com o lugar onde você está agora e, com a ajuda Dele, com o lugar aonde você está disposto a ir. Foi isso que a mulher de Ló não compreendeu, tampouco Lamã e Lemuel e vários outros, nas escrituras.”(8)

O Senhor disse:

“Aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro.”(9)

Bem, se o Senhor diz que Ele não mais se lembra, porque você deve ficar remoendo erros do passado que só trazem tristeza e dor a você e a outros? Se o Senhor o perdoou, perdoe-se e siga em frente!

O Élder Dieter F. Uchtdorf alertou:

“É nossa responsabilidade evitar qualquer coisa que traga à tona as lembranças de pecados antigos. Se continuarmos a ter um “coração quebrantado e um espírito contrito” (3 Néfi 12:19), podemos ter a certeza de que Deus ‘não mais se lembrará de [nossos] pecados’.”(10)

Deixar o passado no passado requer esforço e sinceridade de coração. Há muitos anos li em algum lugar uma frase que dizia que há quem fuja do inimigo, mas não sem antes deixar com ele o endereço para a correspondência. A essência desta observação é de que é preciso, ao fugir do que nos fez mal, cortar com ele todo o vínculo, ou os efeitos do passado permanecerão conosco, e de modo ainda pior, como ensinou Pedro:

“Porque aquele que é vencido por alguém, do tal faz-se também servo. Porque se, depois de terem escapado (…) forem outra vez envolvidos (…) e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. (…) Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada, ao espojadouro de lama.”(11)

O Élder Neal A. Maxwell alertou que não é possível ter um pé no passado (pecado) e outro no futuro (santidade). É preciso abandonar o pecado definitivamente, por mais “agradável” aos sentidos ou ao orgulho que ele possa parecer. Ele disse:

“Vamos estabelecer de uma vez por todas nossa residência em Sião e abandonar a casa de praia na Babilônia.”(12)

Acredite em seguir para a frente

Há algo importante de ser lembrado, quando você decide deixar o passado para trás: não importa em que parte do caminho contrário você está, sempre será possível dar a volta e seguir de volta para o seu futuro.

O Élder Dieter F. Uchtdorf ensinou sobre isso:

“Durante meu treinamento para ser piloto de aviação comercial, tive de aprender a conduzir uma aeronave por longas distâncias. Vôos sobre oceanos imensos, travessias por extensos desertos e viagens de um continente ao outro exigem um cuidadoso planejamento para garantir uma chegada segura ao destino programado. Alguns desses vôos sem paradas podem durar até 14 horas e cobrir uma distância de cerca de 14.000 quilômetros.
Há um importante momento de decisão durante esses longos vôos, geralmente conhecido como o ponto de retorno seguro. Até esse ponto, a aeronave tem combustível suficiente para fazer a volta e retornar com segurança ao aeroporto de partida. Mas, depois de passar o ponto de retorno seguro, o capitão não tem mais essa opção, e precisa continuar. É por isso que muitas vezes se diz que esse é o ponto sem retorno. (…)
Satanás, “o pai de todas as mentiras” (2 Néfi 2:18), “o pai da discórdia” (3 Néfi 11:29), “o autor de todo pecado” (Helamã 6:30) e o “inimigo de Deus” (Morôni 7:12) usa as forças do mal para nos convencer de que esse conceito se aplica sempre que pecamos. As escrituras o chamam de “o acusador” porque ele quer que sintamos que não mais podemos ser perdoados (ver Apocalipse 12:10). Satanás quer que pensemos que, quando pecamos, chegamos ao “ponto sem retorno” — que é tarde demais para mudar de curso. Neste mundo belo, porém problemático, a triste realidade é que essa atitude traz grande tristeza, dor e sofrimento para a família, para o casamento e para a vida da pessoa individualmente. (…)
Cristo veio para nos salvar. Se seguirmos o curso errado, a Expiação de Jesus Cristo garante-nos que o pecado não é um ponto sem retorno. O retorno seguro é possível se seguirmos o plano de Deus para nossa salvação.”(13)

Comprometa-se a seguir para a frente

O compromisso é a chave da tomada de decisão. Se você está comprometido com o seu futuro, tomará a decisão firme e seguirá em frente, sem olhar para trás.

O manual Pregar Meu Evangelho ensina:

“O compromisso é uma parte essencial do arrependimento. É o ato de uma pessoa assumir o compromisso de seguir um curso de ação e depois diligentemente perseverar nessa decisão. Quando as pessoas estão genuinamente comprometidas, elas têm “real intenção”, o que significa que pretendem fazer o que se comprometeram a fazer. Tomaram a decisão sincera e inabalável de mudar.”(14)

Quero dar três conselhos que acredito que serão úteis ao seguir adiante, de volta para o seu futuro:

1 – Elimine os ressentimentos. Todos eles.

Lembra-se de que falei sobre “zerar seu passado”? Isto inclui mágoas ou ressentimentos com pessoas ou situações. Especialmente qualquer ressentimento com o Senhor ou Seus servos autorizados a agirem em Seu nome.

O Élder Jeffrey R. Holland ensinou a esse respeito:

“É possível que a mulher de Ló tenha olhado para trás com ressentimento contra o Senhor pelo que Ele estava pedindo que ela abandonasse. Sem dúvida, sabemos que Lamã e Lemuel estavam ressentidos quando Leí e sua família receberam o mandamento de partir de Jerusalém. Então, não se trata apenas de olhar para trás. Ela olhou para trás com desejo de voltar. Em resumo, seu apego ao passado era maior do que sua confiança no futuro. Isso, aparentemente, foi ao menos parte de seu pecado.”(15)

2 – Mantenha a fé e a esperança.

Ao dizer todas estas coisas sobre deixar o passado para trás e olhar para o futuro, não quero fazer parecer que é algo simples e fácil. Quero apenas dizer que é essencial à exaltação. Não é possível chegar ao futuro brilhante e maravilhoso que o Senhor preparou para você, permanecendo na tristeza e lamentação do passado. É um caminho desafiante, árduo e, por isso mesmo, requer fé e esperança, que sempre nos levam ao futuro, como nos ensinou o Élder Jeffrey R. Holland:

“Olhar para frente e lembrar que a fé sempre aponta para o futuro. A fé sempre tem a ver com as bênçãos, verdades e acontecimentos que ainda vão ser eficazes em nossa vida. Portanto, uma forma mais teológica de falar da mulher de Ló é dizer que ela não teve fé. Ela duvidou que o Senhor tivesse capacidade de dar-lhe algo melhor do que ela já tinha. Aparentemente, ela achou que nada que estivesse à frente poderia ser tão bom quanto o que ela estava deixando para trás. O anseio de voltar a um mundo no qual ela não podia mais viver, a eterna insatisfação com a nova situação, o fato de ter apenas uma visão negativa do futuro e a falta de gratidão pelo presente e pelo futuro, devido a um apego demasiado ao passado, foram alguns dos pecados da mulher de Ló.”(16)

Se, no caminho, a fé fraquejar e a esperança parecer falhar, lembre-se do que disse o Élder Holland:

“Alguns podem perguntar: Há futuro para mim? O que um ano novo, um novo semestre, um novo curso ou um novo romance, um novo emprego ou um novo lar tem reservado para mim? Estarei seguro? A vida será boa? Posso confiar no Senhor e no futuro? Ou será que é melhor olhar para trás, voltar, ficar no passado?
Para pessoas assim, de todas as gerações, conclamo: “Lembrem-se da mulher de Ló”. A fé tem a ver com o futuro. A fé edifica sobre o passado, mas não tem o desejo de permanecer ali. A fé confia que Deus tem coisas grandiosas reservadas para todos nós e que Cristo é realmente “o sumo sacerdote dos bens futuros”. Mantenha os olhos voltados para seus sonhos, por mais distantes e longínquos que eles sejam.”(17)

E ainda, jamais esqueça das palavras do Presidente Thomas S. Monson: “O futuro é tão brilhante quanto sua fé.”(18)

3 – Faça a sua parte e confie na expiação de Cristo.

Saiba que, por mais que você faça o bem – e você deve fazê-lo! -, isto somente não basta. É preciso entregar a sua vida, a sua decisão, a sua jornada Àquele que disse: “Eu sou o caminho”(19).

O Élder Dieter F. Uchtdorf ensinou:

“Não é o arrependimento em si que salva o homem. É o sangue de Jesus Cristo que nos salva. Não é apenas por nossa sincera e honesta mudança de comportamento, mas “[é] pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer” (2 Néfi 25:23). O arrependimento sincero, no entanto, é a condição necessária para que recebamos o perdão de Deus em nossa vida. O arrependimento sincero ‘[transforma] em dia radiante até mesmo a noite mais escura’ (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Spencer W. Kimball, 2006, p. 39).”(20)

Continue firme pelas suas bênçãos prometidas. Cristo é “o sumo sacerdote dos bens futuros.”(21). Confie Nele e siga em frente, por Ele! Olhe para a frente. Veja o seu futuro. Prepare-se para os “bens futuros” que Jesus Cristo tem reservado para você. Ele o levará de volta para o seu futuro!

Referências:

(1) Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, “Capítulo 35: Redenção dos Mortos”.
(2) D&C 130:7.
(3) Presidente Thomas S. Monson, “A Busca do Tesouro”, A Liahona, abril de 2003.
(4) Romanos 3:23.
(5) Carlos Wizard Martins, “7 Princípios Chave para Realizar Seus Sonhos e Atingir o Sucesso!”, palestra realizada em Aracaju/SE.
(6) Élder Jeffrey R. Holland, “O Melhor Está por Vir”, A Liahona, janeiro de 2010
(7) Filipenses 3:14
(8) Élder Jeffrey R. Holland, “O Melhor Está por Vir”, A Liahona, janeiro de 2010
(9) D&C 58:42
(10) Élder Dieter F. Uchtdorf, “O Ponto de Retorno Seguro”, A Liahona, abril de 2007
(11) 2 Pedro 2:19-22
(12) Élder Neal A. Maxwell, “A Wonderful Flood of Light”, 1990, p. 47
(13) Élder Dieter F. Uchtdorf, “O Ponto de Retorno Seguro”, A Liahona, abril de 2007
(14) Pregar Meu Evangelho, “Como Posso Ajudar as Pessoas a Assumirem e Cumprirem compromissos?”, pp. 211-212.
(15) Élder Jeffrey R. Holland, “O Melhor Está por Vir”, A Liahona, janeiro de 2010
(16) Élder Jeffrey R. Holland, “O Melhor Está por Vir”, A Liahona, janeiro de 2010
(17) Élder Jeffrey R. Holland, “O Melhor Está por Vir”, A Liahona, janeiro de 2010
(18) Presidente Thomas S. Monson, “Tenham Bom Ânimo”, A Liahona, abril de 2009
(19) João 14:6
(20) Élder Dieter F. Uchtdorf, “O Ponto de Retorno Seguro”, A Liahona, abril de 2007
(21) Hebreus 9:11


Compartilhe!

1 Comentário

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo