Anunciados retorno e novo formato da sessão de sábado à noite da conferência geral

Compartilhe!

A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou nesta terça-feira, dia 27 de julho, por meio de carta, que, “após estudo e oração adicionais”, foi decidido dar continuidade à sessão de sábado à noite, “embora em um formato diferente do anterior”. A suspensão desta havia sido anunciada algumas semanas atrás.

Já na próxima Conferência Geral Semianual de Outubro de 2021, a sessão do sábado à noite será aberta a todos os membros e amigos da Igreja. Esta sessão não terá um tema específico, nem tampouco se destina a nenhum grupo demográfico ou de liderança em particular.

“A realização desta sessão permitirá que mais tópicos do evangelho sejam ensinados, e que mais líderes gerais discursem na conferência”, escreveram o Presidente Nelson, o Presidente Oaks e o Presidente Eyring. “Agradecemos ao Senhor por sua orientação sobre este assunto”.

A decisão de suspender a sessão do sábado à noite havia sido “baseada em mudanças na tecnologia que tornam possível a todos os membros e amigos assistirem a cada sessão da conferência geral, incluindo as sessões das mulheres e do sacerdócio”. “Reconhecemos os desafios crescentes que membros da Igreja estão passando em nossos dias. Uma maneira importante de se fortalecer contra tais desafios é ouvir a palavra do Senhor (veja Alma 31:5). Portanto, após estudo e oração adicionais, fomos impressionados a continuar realizando a sessão de sábado à noite, embora em um formato diferente do anterior”.

O formato e o horário da conferência geral mudou diversas vezes através do anos. Algumas sessões da conferência geral eram designadas para grupos de membros ou líderes em particular, tais como a sessão de bem-estar, a sessão das mulheres, a sessão do sacerdócio, e outras sessões destinadas a abordar tópicos pertinentes a organizações específicas da Igreja. Por décadas, a conferência geral foi realizada em três dias, com duas reuniões diariamente. Algumas vezes, um quarto dia era adicionado. A conferência anual sempre incluía reuniões no dia 6 de abril, aniversário da organização da Igreja. As sessões do sacerdócio não eram consideradas parte da conferência geral, até abril de 1944.

Em abril de 1977, a conferência geral foi reduzida a eventos de dois dias, realizados no primeiro domingo dos meses de abril e outubro, e nos sábados daqueles mesmos finais de semana. As reuniões anuais da Sociedade de Socorro, realizadas no sábado à noite, uma semana antes da conferência geral de outubro, tiveram seu início em 1986. A reunião das Moças, na noite do sábado anterior ao fim de semana da conferência geral de abril, foi adicionada em 1994.

Líderes da Igreja anunciaram no final de 2013 que, tendo início em 2014, a reunião geral das mulheres com idade acima dos 8 anos, substituiriam as duas reuniões separadas para mulheres e moças. Mais tarde, em 2014, a Primeira Presidência designou esta reunião oficialmente como “a sessão geral das mulheres da conferência geral”.

Desde 2018, as sessões do sacerdócio e das mulheres da conferência geral têm sido alternadas, sendo a sessão do sábado à noite em abril para todos os portadores do sacerdócio Aarônico e de Melquisedeque, e a sessão do sábado à noite em outubro para todas as mulheres e meninas com 11 anos ou mais. A única exceção foi um anúncio da Primeira Presidência dado em novembro de 2019 que, devido às comemorações do bicentenário da Primeira Visão da conferência geral de abril de 2020, a sessão da noite de sábado daquela conferência seria para todos os membro da Igreja com idade acima de 11 anos.

“Um princípio básico do evangelho de Jesus Cristo é a bênção da revelação contínua, na qual o Senhor revela Sua vontade, dando ‘linha sobre linha, preceito sobre preceito; um pouco aqui, um pouco ali’ (Doutrina e Convênios 128:21)”, escreveu a Primeira Presidência na carta. “O Senhor dirige Sua obra de acordo com mudanças de circunstâncias e necessidades”.

Relacionado: Anunciadas novas mudanças na Conferência Geral da Igreja

Saiba mais aqui.


Compartilhe!
Rolar para o topo