
A importância do sacramento
Enviado por Carlos Costa, da Vila do Conde, Portugal
Há mais de 20 anos, quando voltei à atividade na Igreja, recebi o Sacerdócio Aarônico e aprendi sobre os princípios básicos do evangelho. Também aprendi a preparar e a abençoar sacramento, uma ordenança que realizamos todas as semanas. Desde então, tenho participado da preparação do sacramento todos os domingos.
Houve um tempo no qual preparava sacramento sozinho e não me sentia bem com isso. Com passar do tempo, comecei a pensar sobre porque tinha esse sentimento. Honestamente, ficava chateado por fazer tudo sozinho, mas, depois de aprender mais sobre o sacramento, comecei a mudar minha atitude.
Nas escrituras aprendemos que o Senhor instituiu o sacramento. Ele disse aos discípulos, depois de partir pão: “Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.”1Lucas 22:19 E, ao tomar o cálice, disse: “Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.”2Lucas 22:20 Aprendi, assim, que o pão simboliza a carne e a água simboliza o sangue de Cristo.
Então, meu aprendizado continuou e, ao lembrar que o sacramento é uma ordenança sagrada, aqueles sentimentos negativos se foram embora, sendo subsistidos por alegria e pelo sentimento de ter a preparação do sacramento só para mim, pois o simples ato de preparação é um solo sagrado.
O presidente David O. Mckay disse: “Sinto-me inspirado a salientar a que o Senhor designou como a mais importante reunião da Igreja, e essa é a reunião sacramental.”3Presidente David O. McKay, Conferência Geral de Outubro de 1929
As orações sacramentais são um lembrete dos nossos convênios batismais. Ao lermos as orações sacramentais, devemos estar atentos para fazê-lo pausadamente, para que todos possam ouvir atentamente as promessas que o Senhor tem para nós quando tomamos o sacramento.
O Élder Melvin Ballard disse: “Sou testemunha de que há um espírito presente na administração do sacramento que aquece a alma dos pés à cabeça. Sentimos as feridas do espírito serem curadas e os fardos serem aliviados. Consolo e felicidade advêm à alma que é digna e realmente desejosa de partilhar desse alimento espiritual.”4Melvin J. Ballard, Bryant S. Hinckley, Sermons and Missionary Services of Melvin Joseph Ballard, 1949
Quando preparo as bandejas, vou à mesa e coloco as toalhas, o sentimento é sempre de gratidão pelo sacrifício do Salvador, pois também aprendi que a mesa do sacramento tem como simbolismo o sepulcro do Senhor.
Há poucos anos, quando ensinava no domingo para os jovens, ensinei a preparar o sacramento e sobre a importância que o sacramento tem.
Ao partilharmos do sacramento, testificamos a Deus que desejamos lembrar de Seu Filho sempre5Doutrina e Convênios 20:79, e não só nos breves instantes da realização da ordenança. Isso significa que buscaremos constantemente o exemplo e os ensinamentos do Salvador para orientar nossos pensamentos, nossas escolhas e nossos atos.
O sacramento nos dá uma oportunidade de introspecção e uma oportunidade de voltar nosso coração e nossa vontade a Deus. A obediência aos mandamentos traz o poder do evangelho à nossa vida, mais paz e mais espiritualidade.